Política

Carlos Marun assume Secretaria de Governo

Líder do governo no Congresso, deputado de MS vai comandar articulação política do presidente Michel Temer

22 NOV 2017 • POR Sergio Colacino • 14h24
Deputado sul-mato-grossense é o líder da "tropa de choque" de Temer no Congresso - Agência Brasil

O deputado federal de Mato Grosso do Sul, Carlos Marun (PMDB-MS), foi o escolhido pelo presidente Michel Temer para comandar a Secretaria de Governo. Marun deve tomar posse oficialmente na tarde desta quinta-feira (22) em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. Ele substitui Antonio Imbassahy (PSDB-BA).

O deputado sul-mato-grossense é líder da “tropa de choque” do presidente Temer no Congresso. Ele teria se comprometido a não disputar a eleição de 2018 em troca de assumir o ministério. Carlos Marun é gaúcho, mas fez carreira política em Mato Grosso do Sul. Foi vereador em Campo Grande, deputado estadual e secretário de Habitação e Cidades.

Pressão

As mudanças na Secretaria de Governo - pasta responsável pela articulação política - é uma estratégia política de Temer para tentar aprovar a reforma da Previdência Social. Deputados do PMDB e do chamado "Centrão" exigiam a demissão de Imbassahy para ajudar o governo a aprovar as mudanças nas regras previdenciárias. Ao longo da semana, cogitou-se dentro do Planalto que o tucano poderia ser deslocado para outra secretaria, como a dos Direitos Humanos, que hoje é comandada por outra indicada do PSDB, a ministra Luislinda Valois.