Novembro Azul

Centro de Especialidades Médicas intensifica ações de prevenção ao câncer de próstata

Ações voltadas à saúde do homem estão sendo realizadas desde o dia 17, em unidades públicas de saúde de Três Lagoas

24 NOV 2017 • POR Tatiane Simon • 07h02
Arquivo JPNEWS

Ações específicas, voltadas à saúde do homem, em campanha ao mês de combate ao câncer de próstata, o Novembro Azul, são feitas em Três Lagoas desde o último dia 17, com a unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF Maristela. Segundo calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, as ações continuam neste sábado (25), com consultas médicas e palestras sobre prevenção do câncer de próstata, antitabagismo, saúde do trabalhador, tuberculose e hanseníase no Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Três Lagoas, das 7h às 11h.

Conforme programação, os homens terão direito à consulta com médicos especialistas em urologia, cardiologia e clínico geral. Além de acesso aos profissionais de saúde das áreas de nutrição, tuberculose, hanseníase e saúde do trabalhador.

O grupo de voluntários “Doutores da Alegria” também estará presente com os serviços de aferição de pressão arterial, glicemia e avaliação antropométrica (altura e peso), ginástica laboral, aconselhamento e teste rápido de IST/Aids e outros.

No período da manhã de sábado (25), também estão previstas ações voltadas para a saúde do homem nas unidades de saúde Vila Piloto e Vila Nova.

Das 12 unidades públicas de saúde Três Lagoas que fazem parte do cronograma da secretaria, sete já receberam ações. Foram as unidades dos bairros Jardim Maristela, Vila Alegre, Vila Haro, São Carlos, Nova Três Lagoas, Santa Rita e Jupiá já receberam ações da programação.

Diagnósticos

O número de homens diagnosticados com câncer de próstata e que fizeram tratamento de quimioterapia ou hormonioterapia neste diminuiu em relação ao ano passado em Três Lagoas. Segundo dados do Hospital Auxiliadora, em todo o ano de 2016, foram registrados 438 casos de câncer de próstata, o que dá uma média de 36,5 casos ao mês. Já neste ano, entre os meses de janeiro e setembro, o hospital contabilizou 283 novos pacientes. A redução é de 155 diagnósticos positivos para o câncer.

Os números são também são otimistas quanto à quantidade de óbitos entre 2015 e 2017, segundo informou a Secretaria de Estado de Saúde. A queda foi de mais de 46% em Mato Grosso do Sul. De janeiro a novembro deste ano 120 homens morreram por causa da doença no estado. Já em 2015, foram registradas 223 mortes.

Isso tudo se deve muito às campanhas educativas realizadas, principalmente durante este mês com o Novembro Azul.