Dezembro Laranja

Três Lagoas recebe mutirão de exames preventivos para detectar casos de hanseníase e câncer de pele

Ação faz parte da campanha ao mês de combate ao câncer de pele em todo o país

24 NOV 2017 • POR Tatiane Simon • 13h30
Mutirão será realizado no CEM no sábado, dia 2 - Arquivo JPNEWS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em parceria com o Programa Municipal de Controle de Hanseníase, da Secretaria Municipal de Três Lagoas, realizam um mutirão de atendimento para detectar casos de hanseníase e câncer de pele em pacientes.

O mutirão será realizado no próximo sábado, dia 2 de dezembro, no mesmo local que ocorreu a campanha passada, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado na avenida Clodoaldo Garcia. O atendimento será das 7h30 às 11h.

Conforme a médica coordenadora do mutirão, a dermatologista Maria Angélica Gorga, há muitos anos Três Lagoas adere a campanha nacional de combate ao câncer de pele.  E, no mesmo dia para aproveitar toda a estrutura, em parceria com o programa Municipal de Controle de Hanseníase, também é feito um atendimento para detectar possíveis casos dessa doença.

“Esse mutirão visa atender pacientes e fazer um diagnóstico para posterior tratamento. A hanseníase é aquela doença que tem manchas vermelhas e brancas, ou áreas dormentes na pele. Então as pessoas que já fazem tratamento ou com esses sintomas podem vir fazer o tratamento. Já os pacientes com histórico de câncer de pele, ou que já fazem o tratamento, ou com lesões suspeitas, como manchinhas, feridinha e pinta, também podem vir”, informou.

A médica explicou que primeiro é feito um diagnóstico no paciente e, se for detectado sintomas de hanseníase ou câncer de pele, as pessoas são encaminhadas para posterior tratamento.

Segundo dados revelados pelo INCA, o câncer da pele corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil.

Para fazer frente a esse avanço dos casos de câncer da pele, desde 1999, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com o apoio do Ministério da Saúde, criou o Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP) para conscientização da população sobre ações preventivas da doença, entre elas, a importância do Exame Preventivo Gratuito.