SAÚDE BUCAL

Mato Grosso do Sul tem índices preocupantes de câncer bucal

A presença de vírus, como o HPV, a má alimentação e a higiene bucal precária também facilitam a formação de algumas lesões bucais

8 DEZ 2017 • POR Lucas dos Anjos • 07h57
As maiores incidências dos casos acontecem em pessoas que fumam e ingerem bebidas alcoólicas - Divulgação/Assessoria de Comunicação

O Estado de Mato Grosso do Sul possui a maior incidência de câncer bucal (lábio e cavidade oral) entre os estados da região Centro-Oeste. A informação foi confirmada pela especialista em patologia bucal Márcia Rodrigues Gorisch, da Coordenadoria de Saúde Bucal, durante capacitação oferecida em Paranaíba aos dentistas e profissionais das áreas. Além de Paranaíba, também esteve presente na capacitação profissionais de de Aparecida do Taboado, Cassilândia e Inocência.

O evento durou dois dias e foi realizado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e contou com palestras, parte teórica, além de parte prática que foi atendimento ao público.

A especialista considerou os índices preocupantes e revelou que o estado possuía 5ª maior incidência de câncer bucal em homens, em comparação com outros estados do País, com 11,27% dos casos registrados no Brasil.

Nas mulheres, essa taxa cai para o 12º lugar no ranking, com 4,21% de incidência. A coordenadora de saúde bucal do governo do estado disse que o objetivo da capacitação é estimular o diagnostico precoce para evitar que os problemas sejam descobertos em estágios avançados.

A especialista explica ainda que a doença aconteça em especial pessoas com idade acima de 40 anos e que fumam. “Quando o indivíduo fuma e também bebe, os fatores de risco são ainda maiores. O câncer da cavidade oral tem uma etiologia multifatorial. A hereditariedade está presente, assim como no câncer de mama, mas nós temos marcadamente na boca os fatores etiológicos como o fumo e o álcool. Quando unidos esses dois fatores duplicam as chances da pessoa ter o câncer bucal”, explicou.

Márcia destaca ainda que a presença de vírus, como o HPV, a má alimentação e a higiene bucal precária também facilitam a formação de algumas lesões bucais que propiciam o aparecimento do câncer.