Ressocialização

Prefeitura poderá contratar até 60 internos do regime semiaberto

Convênio no valor de R$ 980 mil prevê a contratação de presos para trabalhar no serviço público

7 FEV 2018 • POR Ana Cristina Santos • 06h42
Serviço de limpeza, manutenção das áreas verdes e prédios públicos de Três Lagoas tem sido executado por internos do regime semiaberto - Arquivo/JPNEWS

O serviço de limpeza, manutenção das áreas verdes e prédios públicos de Três Lagoas tem sido executado por internos do regime semiaberto da cidade.

Para tanto, a Prefeitura de Três Lagoas assinou convênio com o Conselho da Comunidade no valor de R$ 980 mil pelo período de 12 meses, de janeiro a dezembro deste ano, para dar continuidade à parceria, que começou em 2015.

O convênio prevê a contratação de até 60 internos da Colônia Penal Industrial Paracelso de Lima Vieira Jesus e de reeducandas da Unidade Assistencial Patronato - Penitenciária – que estão em regime domiciliar.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Celso Yamaguti, atualmente 29 internos prestam serviços para a secretaria da qual é responsável. Eles trabalham na manutenção e limpeza das áreas verdes. “Temos alguns que auxiliam na limpeza da Lagoa Maior, assim como nas praças e avenidas”, disse o secretário.

O número de internos que tem auxiliado nos trabalhos da secretaria, segundo Yamaguti, tem sido útil e bem utilizado.   

O secretário entende que essa parceria é importante, pois contribui com o processo de ressocialização dos presos. “Essa parceria tem dado certo, as áreas verdes estão limpas graças ao trabalho deles que estão nos auxiliando na Secretaria do Meio Ambiente”, destacou.