Três Lagoas

Funcionários dos Correios entram em greve

Em Três Lagoas, sindicato fará mobilização na tentativa de convencer os trabalhadores aderirem ao movimento

12 MAR 2018 • POR Ana Cristina Santos • 06h15
Em Três Lagoas, os Correios têm 47 servidores - Arquivo/JPNews

Servidores dos Correios de várias regiões do País entraram em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (12). Em Três Lagoas, o sindicato que representa a categoria, realiza mobilização em frente a Central de Distribuição, nesta manhã, na tentativa de convencer os funcionários aderirem ao movimento de greve também.

De acordo com o diretor do sindicato, Vinicius Perón, em Três Lagoas, os Correios têm 35 servidores no Centro de Distribuição e 12 na agência. O diretor informou que os funcionários da agência se posicionaram contra a greve.

A mobilização nacional da categoria, aprovada em assembleias dos sindicatos filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT), é contra as alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS); a terceirização na área de tratamento; a privatização da estatal e suspensão das férias dos trabalhadores.

Além disso, os trabalhadores são contra mudanças no plano de saúde da empresa, que preveem o pagamento das mensalidades pelos funcionários e a retirada de dependentes dos contratos.

Além disso, entre as demandas da categoria estão a contratação de novos funcionários por meio de concurso público, a segurança nos Correios e o fim dos planos de demissão.

 Para a categoria, o “desmonte” promovido pela gestão dos Correios tende a prejudicar ainda mais os serviços à população. “A Fentect esclarece que alguns argumentos repassados transmitem uma visão enganosa da realidade na estatal. Por exemplo, quanto ao monopólio dos Correios, que, hoje, corresponde apenas a cartas, malote e telegrama. O segmento de encomendas, como o Sedex, entretanto, sempre foi concorrencial”, informou.