Três Lagoas

Vigilância Sanitária realizou mais de 2,2 mil ações este ano

Foram 725 inspeções de alimentos, 166 denúncias atendidas e 819 inspeções em estabelecimentos de saúde

19 MAR 2018 • POR Redação • 07h00
Setor de Vigilância Sanitária é composto de 14 fiscais Sanitários - Divulgação/Assessoria

Em 2018, a equipe da Vigilância Sanitária, coordenada pelo médico veterinário Christovam Tabox Bazan Neto, já realizou 2.246 ações. Desse total, foram realizadas 819 inspeções em estabelecimentos de saúde; atendidas 166 denúncias e reclamações, relacionadas ao descarte indevido de águas servidas, lixo e criação irregular de animais na zona urbana; e feitas 725 inspeções de serviços de alimentos.

De acordo com a prefeitura, 75 novos estabelecimentos foram incluídos à inspeção da Vigilância Sanitária neste ano. São novos empreendimentos em saúde, educação e alimentação.

Junto com o coordenador e um administrativo, o Setor de Vigilância Sanitária da SMS é composto de 14 Fiscais Sanitários. “São profissionais das áreas de farmácia, arquitetos, veterinários, pedagogos, enfermeiros, nutricionistas e fiscais de nível médio”, explicou Bazan. “Nosso trabalho de fiscalização e orientação está diretamente ligado a todos os empreendimentos relacionados a alimentos, saúde, hospedagem, alojamento e escolas”, informou o coordenador de Vigilância Sanitária.

Quando alguém projeta abrir qualquer tipo de empreendimento relacionado a esses ramos de negócios, o primeiro passo é requerer da Vigilância Sanitária a vistoria prévia e apresentar projeto arquitetônico do seu negócio. “Com esse projeto aprovado, dá-se entrada no pedido de Licença Sanitária que, se obtida, deverá ser também renovada anualmente”, explicou Bazan.

Juntamente com as ações costumeiras e específicas da Vigilância Sanitária, com o objetivo de concessão da Licença Sanitária, exigida por lei em determinados ramos de negócios, a equipe também é convocada a participar de ações periódicas de campanhas de saúde e de fiscalizações intensivas e direcionadas a determinados estabelecimentos.

“São inspeções em supermercados, casas noturnas, bares, restaurantes, lanchonetes, trailers, bailes, shows e eventos”, finaliza.