SAÚDE

Conselho Regional de Farmácia alerta sobre o perigo da automedicação

Os danos causados por medicamentos custam R$ 60 bilhões ao ano para o SUS

4 MAI 2018 • POR Vivian Krajewski/CBN • 09h01
cerca de 70% de pacientes com hipertensão ou diabetes não conseguem controlar suas doenças mesmo com prescrição médica - Foto: Divulgação/CRF

Neste dia 5 de maio, é celebrado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. A data foi criada para alertar a população quanto os riscos à saúde causados pela automedicação. O objetivo é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios. A automedicação traz riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte. E para alertar a população sobre a importância do uso correto dos remédios, os farmacêuticos de Campo Grande e de algumas cidades do interior, promoverão atendimentos gratuitos neste sábado (5), à população. Será o "Farmacêuticos em ação + Saúde para você".

“É um dia de extrema importância para nós, onde temos a oportunidade de alertar e promover a conscientização da população sobre a importância do acompanhamento farmacoterapêutico para promoção dos anos de uso seguro e racional dos medicamentos”, destaca a presidente do CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de MS), Kelle Slavec.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 70% dos pacientes com hipertensão, diabetes ou dislipidemias – em sua maioria, usuários de vários medicamentos, não conseguem controlar suas doenças mesmo tendo diagnóstico e prescrição de médicos.

Serviço:

Na Capital o evento será no Bairro Nova Lima, na Rua Henrique Barbosa Martins, nº 875 (Paróquia Nossa Senhora das Graças), neste sábado (5), das 8h às 12h.
Serão oferecidos diversos serviços gratuitos a população:

• Aferição de pressão
• Teste de Glicemia Capilar
• Orientação sobre o uso correto de medicamentos
• Recolhimento de medicamentos vencidos
• Consultório Farmacêutico
• Orientação de farmacêuticos hospitalares, atuantes na área oncológica e medicamento magistral (manipulados)
• Atendimento especializado a saúde indígena
A ação ocorrerá simultaneamente em quatro cidades do Estado.

Confira:

Em Dourados será na Praça Antônio João, no centro da cidade.

No município de Jardim, o evento será na Rua Paraná, 15 - Vila Angélica II

Já em Batayporã, será na Av. Brasil esquina com a Rua Ataliba Ramos (No canteiro Central, em frente ao Supermercado)

Em Itaporã, será na Rua Pedro Rodrigues, 120

 

Confira a entrevista: