Cuidado

Qualidade do ar de Três Lagoas é considerada inadequada e irregular

Baixa qualidade do ar nos últimos dias deve-se a presença de elevados índices de monóxido de carbono e material particulado

9 MAI 2018 • POR Ana Cristina Santos • 16h35
Baixa qualidade do ar nos últimos dias deve-se a presença de elevados índices de monóxido de carbono e material particulado - Divulgação/assessoria

Segundo boletim informativo de Vigilância da Qualidade do Ar, divulgado nesta quarta-feira (9) pela coordenação do Setor de Vigilância em Saúde Ambiental, referente ao período de 5 a 9 de maio, a qualidade do ar em Três Lagoas foi considerada inadequada nesta terça e quarta-feira.

No sábado (5) a qualidade foi considerada “boa”, e “regular” no domingo (6) e na segunda-feira (7). A baixa qualidade do ar nos últimos dias deve-se a presença de elevados índices de monóxido de carbono e material particulado.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para os riscos à saúde quando a qualidade do ar é considerada “irregular” ou “inadequada”, principalmente neste período de estiagem e baixos índices de umidade.

De acordo com o boletim, quando a qualidade do ar é regular, as pessoas “de grupos sensíveis (crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas), podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço. No entanto, quando a qualidade do ar é registrada como “inadequada”, toda a população, independente de grupo, pode apresentar sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta

A secretaria alerta para que, nesse período, as pessoas evitem atear fogo em terrenos baldios. Além disso, cuidados com a saúde são importantes também, como evitar exercícios físicos e exposição ao ar livre entre 10h e 16 h.

Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, entre outros, fazem parte da lista de cuidados que podem ser tomados nesse período de seca.