INFRAESTRUTURA

Tachões são retirados de rodovia após repercussão do JPNEWS

Foram instalados redutores de velocidade sonoros no local

11 MAI 2018 • POR Lucas dos Anjos • 09h03
A matéria foi publicada na segunda-feira (7) e os tachões foram retirados na quinta-feira (10) - Lucas dos Anjos/JPNEWS

Depois de o portal JPNEWS repercutir o caso dos tachões instalados na MS-497 que liga o município de Paranaíba (MS) ao Estado de Minas Gerais, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) retirou os obstáculos instalados em um perímetro aproximado de um quilometro. Foram instalados redutores de velocidade sonoros no local.

A ação recebeu ainda o apoio do vereador César Moreth (DEM) que esteve em Campo Grande solicitando ao secretário de Infraestrutura Helianey Paulo, a retirada dos tachões, pois desde que foram instalados, ele tem recebido diversas reclamações dos moradores de Paranaíba sobre o redutor de velocidade.

“Meu pedido é que seja colocada lombada eletrônica, acredito que seremos atendidos, mas não de imediato, e até que isso de fato ocorra, a Agesul instalou redutores de velocidade sonoro, o que já melhora bastante, mas não resolve o problema”, disse durante participação ao vivo no Jornal do Povo, na Cultura FM Paranaíba, 106,3 Mhz.

A matéria foi publicada na segunda-feira (7) e os tachões foram retirados na quinta-feira (10).

O caso

A instalação de redutores de velocidade, mais conhecidos como tartarugas ou tachões, tem gerado revolta nos usuários da rodovia MS-497, que liga o município de Paranaíba (MS) ao Estado de Minas Gerais. Por tratar de uma descida os 14 obstáculos que se estendem por um perímetro de aproximadamente um quilômetro, obrigam os condutores a reduzir a velocidade ao extremo, ato que segundo quem já passou pelo local aumenta as chances de acidente.

Outro problema do local, é que com o intuito de desviar dos tachões os motoristas passam na lateral e como não tem acostamento acaba levantando muita poeira e dificultando a visibilidade da via.

O local que é perímetro urbano e é acesso para empresas, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), além de entrada e saída de veículos longos recebeu também obras no acostamento da via para tentar resolver o problema da enxurrada. O perímetro não possui acostamento.

Por conta do peso de alguns veículos, alguns redutores já soltaram e os parafusos estão expostos entre as tartarugas.