Nível Nacional

Água de Três Lagoas fica entre as 10 melhores

Reconhecimento consta no convite de participação formulado pela equipe organizadora do Fórum Mundial da Água

12 MAI 2018 • POR Valdecir Cremon • 09h05
Avaliação considerou análises de água dos 5.570 municípios do país - Arquivo/JPNEWS

A qualidade da água de Três Lagoas  classificou a cidade entre as 10 melhores servidas à população no país, segundo o Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento, da Secretaria Municipal de Saúde. O reconhecimento consta no convite de participação formulado pela equipe organizadora do Fórum Mundial da Água ao departamento.
O setor faz o monitoramento para o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água, criado pelo Ministério da Saúde. A empresa Sanesul (estatal de saneamento) é responsável pelo serviço na cidade.
“Fomos convidados a participar do fórum porque estamos entre as 10 melhores cidades do Brasil. Isso quer dizer que, nossas metas foram avaliadas como satisfatórias pelo Ministério da Saúde e pelos organizadores do Fórum Mundial da Água”, disse a bióloga Gisleine Tabox Saiar, coordenadora do Setor de Vigilância em Saúde Ambiental, 
Ela explicou que a avaliação considerou análises de água dos 5.570 municípios do país. “Nós monitoramos diariamente a água que é distribuída à população. Anualmente, atingimos a meta de 670 análises da água”, informou Gisleine.

FÓRUM
Criado em 1996 e realizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água, com o apoio da Assembleia das Nações Unidas (ONU), o fórum foi idealizado para estabelecer uma discussão global sobre compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.
De acordo com o conselho, o evento no Brasil será realizado de 18 a 23 de março, em Brasília (DF), e terá como tema central “o compartilhamento da água”, coincidindo com a comemoração do Dia Mundial da Água, 22 de março.
Desde que foi criado, o fórum já foi realizado na Coreia do Sul (2015), França (2012), Turquia (2009), México (2006), Japão (2003),  Holanda (2000) e Marrakesh, no Marrocos (1997).