Sugestão

Projeto de lei pede que eventos públicos em MS disponibilizem desfibrilador cardíaco

Proposta segue para aprovação ou veto do governador Reinaldo Azambuja

16 MAI 2018 • POR Tatiane Simon • 12h45
Projeto de lei pede a disponibilização de aparelho desfibrilador cardíaco em eventos públicos e veículos de resgate no Estado - Reprodução/Agência Brasil

Projeto de lei (PL) pede a disponibilização de aparelho desfibrilador cardíaco em eventos públicos e veículos de resgate de Mato Grosso do Sul. A proposta é do deputado Felipe Orro (PSDB). Aprovado por unanimidade, o PL segue, agora, para sanção do Governo do Estado.

O deputado estadual Felipe Orro explicou a necessidade do desfibrilador cardíaco em eventos públicos e veículos de resgate. “Às vezes temos mais de mil pessoas em lugares públicos, sejam eles abertos ou fechados. O uso do desfibrilador é muito importante para salvar vidas e não precisa ser utilizado apenas por médicos, com um simples treinamento um socorrista é capaz de utilizar de modo correto o aparelho, evitando possíveis mortes. Este é um projeto moderno que irá ajudar aos médicos, a saúde pública e a população”, completou.

O deputado estadual Paulo Siufi (PMDB) complementou ao dizer que o projeto foi amplamente debatido com os médicos e a Sociedade Brasileira de Cardiologia. “Chegaram à conclusão que os socorristas têm sim a capacidade de salvar vidas. Atualmente os maiores locais de circulação de pessoas na Europa, por exemplo os metrôs, possuem o aparelho desfibrilador cardíaco. Os estádios dos Estados Unidos também são capacitados com o desfibrilador. Porque no Brasil tem que ser diferente, se o custo não é alto pois o aparelho é portátil e necessário para salvarmos vidas?”, questionou.