Infrações

Detran suspende 12 CNHs de motoristas em Três Lagoas; veja nomes

Condutores têm o prazo de 15 dias para apresentação de defesa no processo administrativo

23 MAI 2018 • POR Tatiane Simon • 12h30
A suspensão de carteira varia de um mês a um ano, dependendo da infração, segundo o Detran-MS - Arquivo/JPNEWS

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) suspendeu a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de 12 motoristas de Três Lagoas, segundo uma lista divulgada nesta quarta-feira (23) pelo órgão no Diário Oficial do Estado (DOE). A suspensão varia de um mês a um ano, dependendo da infração. (Veja lista aqui)

De acordo com levantamento feito pelo portal JPNEWS, 75% das infrações cometidas no trânsito referem-se ao tipo transitar em velocidade superior a máxima permitida seguida por dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, com 16%. A infração utilizar veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus aparece em terceiro lugar, com 8%. As três infrações são consideradas como gravíssimas.

O prazo para a apresentação da defesa escrita é de 15 dias a contar da data da publicação. A não apresentação da defesa implicará no prosseguimento do processo. A defesa apresentada deverá conter: nome do órgão de registro da habilitação a que se dirige; identificação do infrator; exposição dos fatos, fundamentação legal do pedido, documentos que comprovem a alegação; data e assinatura do requerente ou seu representante legal, mediante apresentação de procuração, na forma da lei.

O Detran-MS informa que a suspensão ocorre pelo acúmulo de mais de 20 pontos na carteira devido infrações cometidas em um ano, ou no caso do condutor ter sido flagrado cometendo uma infração gravíssima.