Dinheiro

Cinco horas semanais podem ajudar sua vida financeira

Quer investir e não sabe como? Denise Damiani, autora de Ganhar, Gastar, Investir — O Livro do Dinheiro para Mulheres (Sextante), ensina como virar o jogo

13 JUN 2018 • POR Redação • 08h29

Uma das técnicas que tenho usado em minha vida, e queria compartilhar com você, é a das “cinco horas por semana”. Reservo esse tempo para ler, ver vídeos, estudar, experimentar e refletir. Sobre qualquer assunto que me interesse no momento, não precisa ter a ver com trabalho ou nada específico. Só precisa ser do meu interesse. O único compromisso que tenho é o de anotar tudo em um caderno exclusivo para esse fim.

Essas horas são valiosas, pois:

1.Elas estão na minha agenda e as executo sem culpa (culpa de que eu deveria estar fazendo algo útil, ou de trabalho, ou cuidando de algo urgente).

2.Elas me dão muito prazer.

3.Me fazem sentir que estou aprendendo algo novo.

4.Me nutrem de ideias e de experiências que posso levar para várias áreas da minha vida.

Cada vez mais vejo pesquisas dizendo que o aprendizado contínuo é o que nos leva a ser melhores. O ato de aprender é tão importante quanto o que você aprende. Saber que você pode se melhorar é fundamental. Fazer coisas no futuro que serão um avanço em relação ao que se faz hoje é excitante e motivador. Mas o tempo é limitado e, mesmo tendo vontade de gastar muito mais do que isso, me controlo para poder ser produtiva nas outras áreas da vida. Por isso, minha sugestão é que você aproveite as cinco horas para incluir nelas textos e vídeos sobre dinheiro e finanças pessoais. Leia biografias de pessoas bem-sucedidas e assista a TEDs, por exemplo. Ah, não deixe de ler Ganhar, Gastar, Investir – O Livro do Dinheiro para Mulheres, de minha autoria com a jornalista Cynthia de Almeida. Todo mundo me diz que a leitura dele é fácil e rápida e que as reflexões são “batata”. Tem até amigas se juntando para debater os capítulos do livro. Por que você não faz isso com sua turma? Depois me conte o que achou.

(mdemulher)