Três Lagoas

Justiça pede parecer ao Ibama sobre retirada de jacarés da Lagoa Maior

Solicitação da juíza faz parte da análise de uma ação civil pública para a retirada dos animais da Lagoa

26 JUN 2018 • POR Ana Cristina Santos • 17h00
Levantamento da Secretaria do Meio Ambiente aponta a existência de três jacarés adultos com mais de dois metros de comprimento e nove de porte médio habitando a Lagoa. - Arquivo/jpnews

A juíza da Vara da Fazenda e Registros Públicos de Três Lagoas, Aline Beatriz de Oliveira Lacerda, solicitou parecer do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), à respeito da retirada dos jacarés da Lagoa Maior.

A solicitação da juíza faz parte da análise de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual que pede a retirada de todos os jacarés da lagoa. De acordo com levantamento da Secretaria do Meio Ambiente, existem três jacarés adultos com mais de dois metros de comprimento e nove de porte médio habitando a Lagoa.

No ano passado, por medidas de segurança e cuidado com os animais, a Secretaria de Meio Ambiente retirou três jacarés grandes da espécie do papo- amarelo da Lagoa, e levou para uma área de reserva da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), em Brasilândia.

Em resposta ao ofício encaminhado pela Justiça, a Prefeitura de Três Lagoas informou que a Lagoa Maior é o habitat dos jacarés, sem contar que, a retirada dos animais do local, segundo a administração municipal, provocaria o desiquilíbrio da cadeia alimentar e do meio ambiente.

A preocupação da Secretaria do Meio Ambiente deve-se a quantidade de capivaras na Lagoa Maior. São mais de 140, e de acordo com o secretário da pasta, Celso Yamaguti, esse número tem aumentado.