Agronegócio

Iagro prorroga vacinação contra aftosa no Pantanal

Enchentes que atingem a região dificultam atividade pecuária

29 JUN 2018 • POR Éder Campos • 09h57
Pantanal maior planície alagada do mundo - Foto: Embrapa Pantanal

Atendendo à solicitação do setor produtivo, por meio da Famasul, a Iagro – Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal divulgou a alteração no calendário de vacinação contra febre aftosa – etapa maio, na região do Pantanal.

A medida foi divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE), de quarta-feira (27), e atende à demanda da Federação que fez nova solicitação diante das enchentes que atingiram a região.

“Essa necessidade dos produtores rurais pantaneiros foi encaminhada à Famasul através Sindicato Rural e, então, solicitamos a alteração do calendário ao Governo, que concedeu mais 30 dias para a imunização do rebanho, garantindo a sanidade animal e evitando, assim, que os produtores rurais sejam prejudicados”, ressalta o presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito.

Com a mudança, os produtores tem até o dia 30 de julho para a vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa e até 15 de agosto para o registro. Em relação à Brucelose, o prazo encerra-se no dia 15 de agosto, tanto para vacinação como para o registro.

O Pantanal - é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros, 65% de seu território está no estado de Mato Grosso do Sul. E tem poucas montanhas, o que facilita o alagamento. 
A área alagada do pantanal se deve a lentidão de drenagem das águas que fluem lentamente, pela região do médio Paraguai, num local chamado de Fecho dos Morros do Sul, formando extensas áreas inundadas