Eleições 2018

Campanha eleitoral tem início com mais força na internet

Nas redes sociais, é possível ver "santinhos" de candidatos, mas nas ruas ainda não há propaganda nem cabos eleitorais

18 AGO 2018 • POR Ana Cristina Santos • 06h59

A campanha eleitoral começou oficialmente nesta quinta-feira (16). Em Três Lagoas, iniciou de maneira tímida - mais intensa na internet do que nas ruas. Nas redes sociais, é possível ver "santinhos" de candidatos, mas nas ruas ainda não há propaganda nem cabos eleitorais.

Até 6 de outubro, os partidos e coligações poderão distribuir material gráfico, promover  caminhada, carreata, passeata ou utilizar carro de som para  divulgar jingles e mensagens de candidatos. Os partidos e as coligações só poderão utilizar alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos, das 8h às 22 horas.

Em Mato Grosso do Sul, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS), foram registradas 514 candidaturas. Nem todas já foram analisadas pela Justiça.

Do total de candidaturas no Estado, 14 são de três-lagoenses que concorrem vagas de deputado estadual e federal. Dois desistiram nesta semana: o vereador Marcus Bazé (DEM) e o ex-deputado Akira Otsubo (MDB). Assim, a relação dos candidatos da cidade segue com Eduardo Rocha e Jenir Neves, candidatos a deputado estadual, e Idevaldo Claudino, a federal. Todos do MDB.

Os candidatos do PSD de Três Lagoas são o ex-vereador Jorge Martinho, estadual, e o atual vereador Renée Venâncio, federal. O PDT lançou o médico Issan Fares Junior como candidato a deputado estadual e o vereador  Wellington Ricardo de Jesus, o Cascão, como candidato a deputado federal. O PROS lançou o auditor fiscal e ex-candidato a vice-prefeito, Fabrício Venturoli, a deputado federal. 

O PT lançou o advogado Vanderlei José da Silva a federal e Pedro Agostinho a estadual. O PSDB o presidente da Câmara, André Bittencourt, a estadual, e o Solidariedade, o vice-prefeito Paulo Salomão, a federal.

O PSB confirmou o nome do vereador Gilmar Garcia Tosta como candidato a deputado estadual e o Podemos, a ex-assessora parlamentar Andreia Umbeline, candidata pela primeira vez.