Semana Nacional de Prevenção

Trailer odontológico realiza exame gratuito de prevenção ao câncer bucal

Ação faz parte de campanha Nacional de Prevenção do Câncer Bucal

6 NOV 2018 • POR Tatiane Simon • 12h07
Exame é feito gratuitamente nesta terça-feira até às 16h, na Praça Senador Ramez Tebet, no Centro de Três Lagoas - Reprodução/TVC

Na Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal o Ministério da Saúde alerta para os riscos e formas de prevenção à doença e, por isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas realiza nesta terça-feira (6) uma ação especial de exames, orientações e prevenção do câncer bucal na Praça Senador Ramez Tebet. A ação iniciou às 8h e termina às 16h.

De acordo com a coordenadora municipal de Saúde Bucal, a dentista Acácia Barreto o objetivo da ação é democratizar o acesso à prevenção da doença. “É rápido, indolor e a melhor forma de detectar o câncer de boca em sua fase inicial. Aqui [na praça], são realizados exames para detecção possíveis lesões cancerizáveis. Se for detectado, o paciente será encaminhado para o centro de especialidades odontológicas e será feito uma biópsia, investigação e tratamento, se necessário for”, explica.

A orientação, segundo a especialista, é a de que as pessoas procurem regularmente o seu dentista.

Semana

Aqueles que não puderem ir à praça até às 16h desta terça-feira, podem ir à Unidade Básica de Saúde mais próxima de onde reside para atendimento odontológico. A Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal termina na sexta-feira (9).

Incidência

O estado de Mato Grosso do Sul, conforme tem divulgado o CRO/MS, possui a quinta maior incidência de câncer bucal nos lábios e na cavidade oral. “Todos precisamos estar conscientes da importância do diagnóstico precoce do câncer e da necessidade de incentivarmos a prática da prevenção e de hábitos saudáveis de viver”, ressalta Barreto.

Vírus HPV

Segundo alertam os profissionais de Saúde Bucal, a presença de vírus, como o HPV, sigla inglesa de Papiloma Vírus Humano, má alimentação e a má higiene e hábitos descontrolados de beber e fumar também facilitam a formação de algumas lesões bucais que resultam no aparecimento do câncer.

Por isso, é importante que se dê atenção especial à necessidade da vacina contra o HPV em crianças e adolescentes, porque a maioria dos casos de câncer bucal tem sua origem e causa no vírus HPV.

Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem ser imunizados contra o HPV, por meio de vacina. Eles devem ir aos postos de saúde para se imunizar pela primeira vez ou tomar a segunda dose da vacina e completar a proteção contra esse vírus, que causa câncer, entre eles, o câncer bucal.

Segundo dados atualizados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de boca foi um dos maiores responsáveis por óbitos registrados no Brasil, em 2014, em decorrência da doença.