pesadelo

Chegada da chuva apavora moradores de bairro sem asfalto

Lemos disse que já perdeu guarda-roupa, colchão, geladeira e outros itens da casa

2 JAN 2019 • POR Lucas dos Anjos • 15h21
Em 2018 o guarda-roupas das filhas da moradora estragou após uma enchente - Lucas dos Anjos/JPNEWS

O risco de perder “as coisas dentro de casa” em períodos chuvosos causa medo em moradores de bairros sem infraestrutura, em Paranaíba. É o caso dos que moram na rua Etelvina Gabriela de Jesus, no bairro Jardim Daniel 2, que acumulam histórias e episódios de prejuízo e sofrimento.

“Eu já perdi comida. Em 2018, o guarda-roupas das minhas filhas, que eu havia acabado de comprar, encheu de água. A água invade minha casa sempre que tem chuva forte”, relataa dona de casa Claudineia Aparecida da Silva, que mora na rua.

Ela lembra que em uma enchente, em 2017, uma equipe da Secretaria de Assistência Social foi em sua casa e aconselhou a “levantar os móveis” do chão quando a água invadisse os cômodos. “Eu perguntei se era pra pôr os móveis na cabeça”, conta, irritada. 

Claudineia disse que a solução para o problema é a limpeza do córrego Fazendinha, de perto da casa onde mora até o prolongamento da avenida Durval Rodrigues Lopes. “Só assim”, sentencia.

O aposentado Joaquim Batista Lemos, de 64 anos, que mora na rua há mais de 20 anos, contou que a casa onde mora foi uma das invadidas pela cheia do córrego, em janeiro de 2018. Desde então, segundo ele, nenhuma providência foi tomada. Lemos recorda que perdeu móveis na enchente e que, agora, e teme por novo prejuízo.

“É certeza que vai entrar [água] de novo na casa. A rua enche também fica cheia de entulhos, pedras, e eu tiro com uma carriola porque a prefeitura não limpa. Só faz promessa. Faz muitos anos que ninguém limpa aqui”, afirmou.

Lemos disse que já perdeu guarda-roupa, colchão, geladeira e outros itens da casa e pede que uma limpeza ocorra no local antes do período de chuvas deste ano. O trecho da rua onde ele mora não é asfaltado.
O secretário municipal de Obras, Túlio Botelho, disse que vai enviar equipes de servidores da pasta ao local para uma limpeza do córrego.