Agronegócio

Brasil reduz área de pastagens mas produtividade aumenta

Em 27 anos produtividade aumentou de 1,63 arrobas hectare/ano para 4,01. No período 235 milhões de hectares foram preservados

7 JAN 2019 • POR Éder Campos • 13h30
Até 2027 país deve liberar mais 10 milhões de hectares de pastagens - CBN arquivo

O Brasil produz 10 milhões de toneladas de carne bovina por ano, desse total 20,8% (2.080 milhões) são exportados para mais de uma centena de países, sendo que China, Hong Kong, Rússia, Arábia Saudita e Japão são grandes compradores do produto.

Na última década o Brasil registrou crescimento de 135% no valor de suas exportações, o que torna o país líder global na venda da proteína vermelha.

Ano passado, nesta mesma época (janeiro), as exportações somaram 123.801 toneladas de carne bovina, de acordo com informações compiladas pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo). Esse desempenho representa o melhor resultado para o primeiro mês do ano nos últimos tempos: houve crescimento de 15% sobre 2017 (quando foram 107.282 ton), com uma receita de US$ 517,9 milhões, o que significou aumento de 24% na mesma base de comparação.

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes, a ABIEC, entidade que reúne 33 empresas do segmento no país, é responsável por 92% dos produtos negociados no mercado internacional.

Com intuito de mostrar o sistema de produção de carne no Brasil e desmistificar lendas sobre questões ambientais e sanitárias, ano passado a entidade lançou um estudo que revela como o país produz carne com qualidade e de forma sustentável.  O levantamento foi feito com base em informações da Agroconsult, IBGE e MAPA.

Na imagem abaixo é possível entender todo o processo da sustentabilidade da carne brasileira.