Proibido

Governo paraguaio suspende entrada de carretas bitrens no país

Decisão afeta setor produtivo do Mato Grosso do Sul que usa rota para escoamento de produção

9 JAN 2019 • POR Marcelo Marcos • 11h05
O Governo do Paraguai proibiu a entrada de carretas bitrens do Brasil no país.

O Governo do Paraguai proibiu a entrada de carretas bitrens do Brasil no país. A decisão foi tomada em conjunto com a Federação dos Caminhoneiros do Paraguai. A rota 5, é a principal rodovia das exportações de soja brasileiras que liga Ponta Porã (MS) até o Porto de Concepción.

A decisão é uma promessa de campanha do novo governo paraguaio de anular a Resolução 74 que permitiu a entrada desse tipo de veículo de grande porte no país. Para os responsáveis pela gestão de transporte no país a liberação gera uma concorrência desleal para caminhoneiros locais.

Uma reunião está prevista para esta semana entre lideranças do setor dos dois países. A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul emitiu uma nota sobre o caso e informou que na época foi feito um acordo para este tipo de operação.

Segundo a nota a suspensão, seja por qualquer motivo, questão de transporte local ou questão de estrutura de rodovias, torna praticamente inviável a exportação de soja por Concepcion, segundo o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck. Até a manhã de hoje nenhuma decisão contrária foi tomada.