Preocupante

Levantamento aponta epidemia de leishmaniose

O crescimento do número de casos coloca Paranaíba em estado de alerta

19 JAN 2019 • POR Alex Santos • 10h10
Cães com a doença apresentam diversos sintomas em pelos e pele - Arquivo/JPNEWS

A maioria dos exames realizados em animais com suspeita de leishmaniose deu positivo em um levantamento da Vigilância em Saúde de Paranaíba. A pasta constatou que o município sofre uma epidemia após examinar animais identificados por meio de denúncias.

O crescimento do número de casos coloca Paranaíba em estado de alerta, como afirma o veterinário da Vigilância em Saúde, Gilson Piva, porque há casos positivos em todos os bairros do município. “É uma preocupação”, disse.

O único caso registrado da doença em humanos, no município, segundo a Vigilância, foi de um trabalhador rural. O homem que mora em Selvíria (MS) e não teve o nome identificado, já estava contaminado e foi encaminhado para a Santa Casa, onde ficou 20 dias internado. O estado de saúde dele é estável.

O que é
A leishmaniose é provocada pelo parasita Leishmania, transmitido pelo mosquito Flebótomo (palha), que se reproduz através de matéria orgânica em decomposição, como fezes de animais e folhas de árvores, encontrada em terrenos baldios.