FISCALIZAÇÃO

Tabacarias de Paranaíba serão fiscalizadas pela Vigilância Sanitária

Produtos comercializados devem estar nos padrões de venda e higienização exigidos

18 FEV 2019 • POR Alex Santos • 09h00
Locais onde há a venda e consumo do narguilé e outros gêneros serão vistoriados pelo departamento - Reprodução

Estabelecimentos que comercializam produtos com origem no tabaco e derivados, além de espaços usados para consumo receberão vistorias da Vigilância Sanitária de Paranaíba. A comercialização e produção de tabaco e derivados no país possuem regras e normas estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

Os estabelecimentos responsáveis pela comercialização e consumo do narguilé, serão vistoriados por uma equipe do departamento. Acessórios usados para o consumo do narguilé e outros gêneros de produtos fumígenos devem obedecer aos critérios de higienização da Vigilância Sanitária. Os produtos consumidos de forma compartilhada nesses locais sem esterilização e armazenamento adequados podem transmitir doenças infecciosas.

Produtos comercializados nesses locais devem possuir nota fiscal, registro na agência reguladora e padrão de rotulagem de acordo com as normas atuais vigentes em todo território nacional. Os estabelecimentos vistoriados que não atenderem as normas da Anvisa serão notificados.

Segundo Gilson Piva, fiscal da Vigilância Sanitária de Paranaíba, o mercado do narguilé é novo no país, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária está passando por adequações quanto a comercialização e regularização desses produtos no mercado nacional. Muitos produtos são de origem contrabandeada, sem identificação de quem produziu e não possuem especificação de quais composições estão presentes no produto.