Prevenção

Força Nacional é mantida em Mato Grosso do Sul por mais 90 dias

Prazo do apoio prestado pela Força Nacional poderá ser prorrogado, se necessário

18 MAR 2019 • POR Redação • 14h09
Envio das tropas foi autorizado pelo então ministro da Justiça, Alexandre de Moraes - Arquivo/Agência Brasil

Os Agentes da Força Nacional de Segurança Pública que estão em Mato Grosso do Sul desde junho de 2016 vão continuar na região por, pelo menos, mais 90 dias.

A decisão, em resposta a um pedido do governador Reinaldo Azambuja, foi publicada nesta segunda-feira (18) no Diário Oficial da União.
 
Assinado pelo ministro Sergio Moro, da Justiça e Segurança Pública, a portaria estabelece a manutenção de ações de policiamento ostensivo para prevenir e reprimir conflitos agrários por questões fundiárias em Caarapó e coibir o tráfico de drogas, contrabando, armas e munições na faixa de fronteira.
 
O prazo do apoio prestado pela Força Nacional poderá ser prorrogado, se necessário, como vem sendo feito desde que os agentes foram deslocados para o estado depois da morte de um indígena Guarani-Kaiowá há quase três anos.
 
Na época, o envio das tropas foi autorizado pelo então ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que determinou o auxílio às polícias militar, federal e rodoviária federal nos conflitos envolvendo a ocupação de terras.

A Força Nacional também atua em Mato Grosso do Sul, na cidade de Ponta Porã, em apoio às ações de combate aos crimes fronteiriços. (Com informações da Agência Brasil)