Saúde

Campanha estima imunizar até 23 mil moradores contra vírus da gripe no ano

Vilã das estações frias do ano, gripe deve ser combatida com ações em postos de saúde e na feira livre de Três Lagoas até maio

24 MAR 2019 • POR Tatiane Simon • 07h10
Para atender grupos prioritários, Três Lagoas deve receber 23 mil doses da vacina contra Gripe - Reprodução/Agência Brasil

Ela é a vilã das épocas mais frias do ano: a gripe. O Outono começou nesta quarta-feira (20) e o prognóstico de meteorologistas anuncia que será mais frio em relação ao ano passado. O Inverno chega em junho e, neste intervalo, o Ministério da Saúde se mobiliza para estimular a população a se proteger dos principais vírus da gripe. No Amazonas, por exemplo, a campanha já começou. Em Mato Grosso do Sul o início será 15 de abril para três grupos prioritários. O restante será imunizado a partir do dia 22 e o Dia “D” de Mobilização Nacional será 4 de maio.

A expectativa é de que 23.391 pessoas sejam vacinadas em Três Lagoas. Aproximadamente 23 mil doses da vacina trivalente, que possui os dois tipos da gripe Influenza A (H1N1 e o H3N2) e um vírus da Influenza B serão entregues  na cidade durante os dois meses de campanha. Quase 10 mil delas devem chegar já na primeira etapa, que inclui gestantes; crianças menores de 6 anos; e as puérperas (até 45 dias após o parto).

Em 2018, o município não atingiu a meta de vacinação contra a gripe. Do total estimado, foram vacinadas 87,11% da população prioritária.

A partir de 22 de abril começam a ser vacinados idosos acima de 60 anos, profissionais da Saúde, doentes crônicos, professores das redes pública e particular, e adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, em cumprimento de medidas sócio educativas em Unidade Educacional de Internação (Unei).

DIA D
O Dia “D” de mobilização nacional da campanha está marcado para o primeiro sábado do mês de maio. De acordo com a coordenadora do Setor de Setor de Imunização de Três Lagoas, o cronograma prevê vacinação durante todo o dia nos postos de saúde, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e na feira de hortifrutis (avenida Rosário Congro), no período da manhã. Neste dia, a vacina contra a Gripe Influenza estará disponível a todos os grupos prioritários. 

Na mesma ação, equipes do Setor de Imunização estarão fazendo a atualização das Carteiras de Vacina de Gestantes e Crianças.