INFLUENZA

Procura por vacina contra o vírus Influenza ainda é baixa no município

No último sábado (4) foi realizado o Dia D de vacinação, porém, as metas não foram atingidas

8 MAI 2019 • POR Alex Santos • 14h14
Camapnha de vacinação contra a Influenza segue até o dia 31 de maio em todo país - Reprodução

Menos da metade do público alvo a receber a vacina do vírus Influenza foi imunizado no município. Em Paranaíba a estimativa é imunizar 12.259 pessoas entre os grupos prioritários, gestantes, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puéperas, pessoas com necessidades especiais. Além de doentes crônicos, professores, profissionais da saúde e oficiais. 

Entretanto, somente 4.479 pessoas foram até às Unidades de Saúde do município para receber a vacina contra a gripe Influenza. O vírus é o causador de infecção aguda no sistema respiratório e pode ser rapidamente transmitida para outra pessoa. Se não for tratada a tempo o vírus pode causar complicações graves e causar a morte.

De acordo com a Vânia Zangrossi, responsável pelo setor de imunização do município, uma das preocupações do setor são as crianças, que para receberem a vacina necessitam dos pais. Do total de 2.832 crianças a serem imunizadas, apenas 1.206 compareceram aos locais de vacinação. “Menos da metade foram vacinadas. São as mais vulneráveis”, informou por meio da Assessoria da Prefeitura.

A baixa imunização também afetou as grávidas, apenas 174 receberam a vacina, a expectativa era imunizar 401 mulheres. Outro público alvo com baixa vacinação foi o de pessoas com comorbidade, somente 29,66% foram imunizados. Entre os idosos, apenas 1.900 de 5.132, receberam a vacina contra o vírus Influenza. Os números revelam também um baixo índice de professores que não receberam a vacina, de 705 profissionais, apenas 170 foram imunizados.

As puérperas foi o público alvo que mais compareceu nos postos de vacinação, de 66 mulheres esperadas, 61 foram imunizadas. Já os agentes da segurança pública, apenas 100 receberam a vacina, e entre os profissionais da saúde, 200 foram imunizados. “Embora a procura tenha sido baixa, o movimento nas unidades tem sido positivo”, concluiu Vânia.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue até o dia 31 de maio. Para receber a vacina, a pessoa deve comparecer a uma Unidade de Saúde, juntamente com a caderneta de vacinação e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).