Três Lagoas

Mais de mil trabalhadores participam de Parada Geral em fábrica de celulose

Ação de manutenção preventiva envolverá empresas de diferentes segmentos

3 JUN 2019 • POR Ana Cristina Santos • 12h00
Parada Geral envolverá cerca de 4.500 ordens de serviço - Divulgação

A Suzana realiza de 9  de junho a 5 julho a Parada Geral  para manutenção na unidade de Três Lagoas. A manutenção será feira em duas etapas por envolver duas fábricas que juntas têm uma capacidade de produção de 3,25 milhões de toneladas de celulose/ano.

De acordo com a Suzano, a manutenção será feita de forma sequencial, ou seja, primeiro na fábrica 1, no período de 9 a 19 de junho e, na sequência, na unidade 2, no período de 20 de junho a 5 de julho. A Parada Geral envolverá cerca de 4.500 ordens de serviço e contará, nos momentos de pico, com 1.300 profissionais temporários de empresas de diferentes segmentos.

“Para a realização dessas manutenções é necessária mão de obra altamente especializada em reparos de equipamentos e sistemas de alta tecnologia, complexidade e com grandes dimensões”, informa o Gerente Executivo de Manutenção da Suzano em Mato Grosso do Sul, Fabrício Stange.

Na Parada Geral, que ocorre a cada 15 meses, são realizadas ações de manutenção e ajustes nos equipamentos com o objetivo de manter a produtividade, elevar o desempenho ambiental, garantir a segurança dos empregados e a excelência operacional. Além das inspeções de rotina, uma das principais atividades a ser desempenhada é a inspeção das duas caldeiras de recuperação da empresa, conforme regulamentação do setor. 

De acordo com a Suzano, durante a Parada Geral, o desafio é realizar a manutenção em uma linha de produção de celulose mantendo a outra linha de produção em plena atividade. “A Parada Geral teve um planejamento minucioso e estamos preparados para cumprir o cronograma com qualidade e segurança, seguindo as demandas ambientais. A parada planejada é importante para a realização de inspeções, ajustes e manutenções preventivas em equipamentos para garantia da continuidade operacional”, diz o Gerente Executivo Industrial da Suzano em Mato Grosso do Sul, Maurício Miranda.

A Parada Geral também é importante para movimentar a economia da cidade. “Nesse período, considerando o número de novos profissionais que estarão em Três Lagoas, setores como hotéis, restaurantes, lavanderias, padarias, supermercados, dentre outros estabelecimentos, devem aquecer com a movimentação na cidade, favorecendo a economia e impulsionando a renda do comércio local”, conclui Maurício Miranda.