PREVISÃO DO TEMPO

Inverno começa sem queda na temperatura e umidade baixa

O Inmet destacou que a redução das chuvas em grande parte do País leva à diminuição da umidade do ar

21 JUN 2019 • POR Talita Matsushita • 08h07
O problema dos incêndios florestais deve piorar muito em agosto e setembro - Talita Matsushita/JPNEWS

Em Paranaíba a sexta-feira (21) amanheceu ensolarada e com algumas nuvens. Não há previsão de chuva pra o primeiro dia do Inverno, os termômetros oscilam entre 18 e 31º. A umidade relativa do ar variando entre 32% e 76%.

A partir das 11h54 de amanhã (21) é oficialmente inverno no Brasil, mas a estação deve ser mais quente que o normal, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Em toda a região Centro-Oeste, os termômetros não devem cair muito.

O Inmet destacou que a redução das chuvas em grande parte do País leva à diminuição da umidade do ar, "que consequentemente favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, bem como aumento de doenças respiratórias".

Para quem gosta de temperatura alta, mesmo no inverno, os especialistas lembram que essa não é uma condição favorável a locais que sofrem com efeitos das queimadas. O calor ajuda a propagar as chamas e aumenta as áreas devastadas, o que deve garantir um recorde em 2019 em áreas queimadas.

O problema dos incêndios florestais deve piorar muito em agosto e setembro, conforme avalia o Inmet, com índices inferiores a 30% e picos mínimos abaixo de 20%, considerado número alarmante.