ARTE SUL-MATO-GROSSENSE

Filme ‘Vampiros’ concorre em festival no Uruguai

Obra dirigida por Filipi Silveira já tem outros prêmios

27 JUL 2019 • POR Ingrid Rocha • 13h02
História do filme dirigido por Filipi Silveira relata a luta de pintor e uma DJ contra a depressão - Reprodução

O filme sul-mato-grossense “Vampiros” será exibido no 16º Festival Internacional Piriápolis de Película, previsto para agosto, em Maldonado (Uruguai). A produção tem direção e roteiro de Filipi Silveira, que também atuou no filme no papel de Marcos. 

A produção conta a história da DJ Iris Kuzicz e de um trabalhador noturno, vivido por Filipi que gosta de pintar quadros. Apesar de ambos frequentarem universos diferentes, juntos eles percebem que a solidão os une. 

O diretor destacou que a obra trata de um tema que tem sido muito discutido na sociedade nos últimos anos - a depressão. “É um filme que pauta a solidão, as relações líquidas, a amizade, a depressão. As pessoas estão cada vez mais solitárias e consumistas”, disse.

A obra já recebeu prêmios de melhor média-metragem, melhor atriz, melhor ator coadjuvante e melhor trilha sonora em outros festivais e foi produzido com incentivo do Edital de Curtas-Metragens do MIS (Museu da Imagem do Som) 2014 e do Fundo Municipal de Investimento Culturais de 2017, com apoio de empresas.

Filipi Silveira também ressaltou que considera importante que o público prestigie produções do cinema de Mato Grosso do Sul. “As pessoas precisam saber que tem cinema aqui, que tem gente trabalhando arduamente”, disse. 

O diretor produziu outras obras exibidas em festivais pelo país, como “O florista”, que participou do Festival Nacional de Cinema de Petrópolis (RJ), em 2013.