pró-hospital

Rotary faz campanha de coleta de tampinhas

cada uma tonelada de tampinhas, a doação de R$ 34 mil de uma indústria

21 SET 2019 • POR Talita Matsushita • 08h13
Tampas são arrecadadas pelo Rotary Clube - Talita Matsushita/JPNews

O Rotary Clube de Paranaíba entrou em uma campanha nacional de doações para o Hospital do Amor, da Fundação Pio XII, de Barretos (SP), com a arrecadação de tampas de plástico que serão trocadas por cadeiras de rodas ou dinheiro. A campanha “Tampinha no chão, não!” também é realizada em outras cidades do país desde maio.

O hospital é classificado como referência em oncologia pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer) e atende pacientes exclusivamente pelo SUS. 

Em Paranaíba, a coleta é feita somente de tampas de plástico rígido, geralmente usadas  em garrafas e embalagens de refrigerantes, água, remédios, maionese e leite, entre outras. 

“Tampas fabricadas em plástico mais rígido tem mais valor na indústria que usa esse material”, explicou Marcos Gasperini, presidente do Rotary. 

Tampas são fabricadas com polipropileno - produto derivado do petróleo, por meio do gás propeno, e transformado em polímeros, sendo  um dos mais poluentes, usado pela indústria. Porém, é reciclável e pode ser reutilizado.

REGRAS

A cada 1.000 tampas, o hospital receberá uma cadeira de rodas e, a cada uma tonelada, a doação de R$ 34 mil de uma indústria que fabrica o produto. A campanha deve ser encerrada em dezembro. 

As tampas podem ser entregues no Rotary Paranaíba,  na rua Franklin Augusto Sales, 540, no centro.