Alerta

Raiva: saiba quais os cuidados necessários em caso de suspeita

Andar cambaleante e falta de apetite são alguns dos sintomas da doença

26 NOV 2019 • POR Giovanna Dauzacker/ CBN CG • 13h36
Iagro captura morcegos transmissores de raiva. - Foto: Iagro

A Agência Sanitária de Defesa Animal e Vegetal (Iagro), alerta os produtores para cuidados em casos de suspeita de raiva. A doença, que atinge os mamíferos e pode acometer os seres humanos, apresenta sintomas como a perda de apetite e andar cambaleante no animal.

Em Mato Grosso do Sul, a Iagro confirmou cinco casos graves da enfermidade nas nascentes dos rios Paraíso e São Luís, na divisa entre os municípios de Costa Rica e Chapadão do Sul. Seguindo o protocolo, o controle nos 12 km em torno do local está sendo realizado.

A preocupação, de acordo com o coordenador dos programas Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros e de Prevenção da Encefalopatia Espongiforme Bovina, Fábio Shiroma, é que a doença atinja o município de Costa Rica, já que o rio São Luís deságua no Sucuriú, próximo da área urbana. Mas, segundo ele, a Secretaria Municipal de Saúde e de Zoonoses do município já foi notificada. Confira a fala do fiscal:

Para os produtores, o fiscal ressalta que o comunicado de suspeita da doença em sua propriedade não acarretará na interdição do local, nem no abate dos animais. Saiba mais: