Combate

HIV contamina 9 pessoas por mês em Três Lagoas

Campanha Dezembro Vermelho tem foco em jovens no combate ao vírus da Aids

8 DEZ 2019 • POR Tatiane Simon • 07h00
Teste rápido leva 30 minutos e diagnostica HIV, sífilis e hepatites - Reprodução/TVC

Nove moradores são diagnosticados com HIV a cada mês em Três Lagoas. O dado é do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Hepatites Virais e Aids (IST-HIV/Aids). O saldo, de janeiro até o momento, é de 109 novos casos. Em  2018, foram contabilizados 111 ocorrências da doença. Noventa e um no ano anterior e 76 em 2016.

Dos 109 novos casos confirmados neste ano, em Três Lagoas, 71 foram em homens. A maioria deles com idade entre 21 e 41 anos. Mulheres nesta faixa etária também lideram. 

A incidência entre os garotos de 16 a 20 anos também é assustadora:  7 ocorrências entre os adolescentes. De acordo com avaliação do coordenador do programa, Farildo de Oliveira, os jovens têm o conhecimento e o acesso à informação sobre os métodos contraceptivos, mas não têm a prática do sexo seguro. “Por preconceito ou ‘rótulos’ culturais acabam não utilizando o preservativo”, considera.

COMBATE
A campanha “Dezembro Vermelho”, neste ano, mira em jovens devido à falta de conscientização sexual e o alto índice de jovens infectados com HIV  no município. O programa objetiva, a partir do ano que vem, realizar um mutirão de atendimento no centro da cidade uma vez por mês até às 21h. “Para atender os trabalhadores no contra turno deles”.