Fronteira

Paraguai anuncia reabertura das fronteiras terrestres

A fronteira entre os dois países estava fechada há cerca de sete meses

22 SET 2020 • POR Alan Kaká/CBN • 18h06
Comerciantes paraguaios fizeram protestos em diversas cidades da fronteira com Mato Grosso do Sul - REPRODUÇÃO


O governo paraguaio anunciou na tarde desta terça-feira (22) a reabertura parcial da fronteira entre o país vizinho e o Brasil. 

jpnews · Paraguai anuncia reabertura das fronteiras terrestres


Apenas a Ponte da Amizade, que une as cidades de Foz do Iguaçu (PR) e Ciudad Del Este, seria reaberta para o turismo a partir do próximo sábado, dia 26 de setembro, porém, diversos protestos realizados em outras cidades da fronteira paraguaia fizeram com que o governo central do país vizinho ampliasse esse acesso.  

Na manhã desta terça-feira cerca de três mil pessoas fizeram protesto na cidade de Pedro Juan Caballero, bem como em outras cidades da fronteira com Mato Grosso do Sul, o que gerou a mudança de posicionamento do governo do país vizinho.
A abertura total terá um período experimental de três semanas e se não for verificado um aumento considerável nos casos de Covid 19 a medida pode se estender por mais tempo, segundo a Direção Geral de Migração
Além disso, os turistas deverão se manter apenas nos departamentos (estados) fronteiriços no período entre 05h até as 14h.

A medida não vale para a fronteira do Paraguai com a Argentina.