CAOS

Neste domingo, seis óbitos por Covid-19 são registrados em Três Lagoas

UPA e H.A superlotados casos em ascenção elevam caos na saúde

28 MAR 2021 • POR Alfredo Neto • 13h55
Três Lagoas nem terminou o dia e tem domingo com 6 óbitos registrados até às 13 horas de domingo - Alfredo Neto/JPNews

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) voltou a registrar lotação máxima e ficar sem leito para acomodar pacientes acometidos por crises respiratórias graves causadas pela Covid-19, neste domingo (28), em Três Lagoas.

A alta taxa de pessoas contaminadas pelo coronavírus, que cresce cada dia vertiginosamente, puxando junto com ela o aumento de pessoas que precisam de internação e lamentavelmente eleva junto a taxa de mortalidade causadas pela Covid-19, vem causando um caos no setor da saúde de todo Brasil.

A Unidade de Pronto Atendimento tem a capacidade para 35 pessoas em leito ambulatorial e conta com dois setores de internação para alta complexidade com capacidade para 10 pessoas cada. No entanto, não vem conseguindo suportar a demanda diária de pacientes que dão entrada com agravamento do quadro clínico de doenças respiratórias causadas pelo Covid-19.

Por volta das 10h da manhã desse domingo 28 de março, uma das últimas vagas de leito (uma cadeira de área) havia sido ocupada e os socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) haviam sidos informados que a unidade não teria mais vagas para receber pacientes.

Após serem informados sobre a superlotação, o Samu foi chamado para atender três ocorrências onde duas eram problemas de saúde não relacionadas com a Covid-19 e a terceira tratava-se de um paciente que testou positivo e precisou ser levado para a UPA.

Ao chegar no local os socorristas acabaram se deparando com um dilema, “o que fazer?”, desesperados e exaustos socorristas do Samu e equipes de enfermagem e médica da UPA começaram a entrar em desespero por não conseguir acomodar tanto os pacientes do setor Covid que está superlotado, como a emergência comum que chegou ao limite também e esgotou as vagas.

Ainda durante a manhã desse domingo uma pessoa que tratava a Covid-19 em casa sofreu uma piora do quadro clínico e necessitou do atendimento do Samu que ao chegar na residência constatou que a vítima estava em estado crítico e mesmo com as tentativas dos socorristas a vítima não resistiu. O corpo foi levado para a UPA e retirado pela funerária contratada pela família da vítima. A idade da vítima que veio a óbito não foi divulgado.

Anos de atrasos e depois de várias datas de entregas não realizadas do Hospital Regional de responsabilidade do governo do estado, Três Lagoas vem com suas únicas unidades de saúde superlotadas (Hospital Auxiliadora, Hospital Cassems, UPA e vários postos de saúde que estenderam o horário semanalmente para tentar aliviar a sobrecarga das unidades de saúde. Mas que infelizmente não estão conseguindo suportar a sobrecarga).

O último boletim epidemiológico disponibilizado na página da prefeitura de Três Lagoas (www.treslagoas.ms.gov.br/noticias/) não teve o fechamento do número de quantas pessoas haviam sidos infectadas pelo Coronavírus, mas o site vem atualizando em tempo real o número de óbitos e Três Lagoas já registrou 6 mortes por Covid-19 só neste domingo 28/03/2021.