CADEIA PRODUTIVA

Três Lagoas terá Distrito Industrial para empresas prestadoras de serviços

Indústria da transformação atrai muitas empresas prestadoras de serviços que contribuem para geração de empregos

15 MAI 2021 • POR Ana Cristina Santos • 11h00
Indústria da transformação atrai muitas empresas prestadoras de serviços que contribuem para geração de empregos - Divulgação

Três Lagoas é uma das cidades mais importantes na economia do Estado, e a primeira no ranking de exportações entre as cidades sul-mato-grossenses. Três Lagoas possui características físicas importantes, as quais diferem de outras cidades do Estado e país. Sua localização estratégica e privilegiada, bem como a abundância energética, faz com que o município atraia indústrias.

Conforme lei federal publicada no Diário Oficial da União no mês passado, Três Lagoas recebeu o título de Capital Nacional da Celulose. O município abriga três fábricas de celulose e uma de papel. Além disso, tem 34 indústrias de médio e até grande porte nos distritos industrial 1 e 2. Além disso, tem muitas empresas prestadoras de serviços instaladas em diversos pontos da cidade. O município conta ainda com o Distrito Industrial 3, onde estão as indústrias de celulose da Suzano e a fábrica de papel da International Paper, bem como a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras, que ainda não foi concluída. Uma área no mesmo distrito foi disponibilizada para a instalação de empresas prestadoras de serviços para a UFN3. A fábrica da Eldorado Brasil não está instalada nos distritos.

A Prefeitura de Três Lagoas vai disponibilizar também uma área entre o Distrito Industrial 1 e 2, que ficam próximos da Usina de Jupiá, para a instalação de empresas prestadoras de serviços de pequeno e médio porte, e que geram um número de emprego importante. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Toniel Fernandes, disse que nos próximos dias será anunciado oficialmente a criação desse novo distrito. “Estamos finalizando o levantamento da área que vai abrigar as empresas prestadoras de serviços, que são tão importantes quanto as indústrias de transformação”, destacou.

Toniel ressaltou que as indústrias de grande e médio porte atraem muitas empresas prestadoras de serviços, principalmente na área de logística e de matéria prima. “São empresas que geram empregos diretos, mas muitos indiretos”, destacou.
A Secretaria de Desenvolvimento econômico de Três Lagoas iniciou na semana passada um trabalho de divulgação da cidade em outros municípios. O objetivo, segundo o secretário, é mostrar aos empresários o potencial de Três Lagoas para instalação de indústrias e os incentivos fiscais que o município e o Estado oferecem.

MÊS DA INDÚSTRIA

No mês em que se comemorada o Dia da Industria, celebrado em 25 de maio, o Grupo RCN de Comunicação lançou a campanha “Movimento Feito no MS!”. A ação visa mostrar a força da indústria no Estado, que gera mais de 130 mil empregos e contribui para a economia de Mato Grosso do Sul.