106 anos de Três Lagoas

Três Lagoas foi projetada em decorrência da construção da estrada de ferro

Na série de reportagens especiais sobre os 106 anos de Três Lagoas conheça a história da ferrovia na cidade

8 JUN 2021 • POR Ana Cristina Santos • 17h52
Três Lagoas foi projetada em decorrência da construção da estrada de ferro ; foto das imediações da antiga estação ferroviária - arquivo JPNews

Três Lagoas  é fruto de um dos maiores empreendimentos ferroviários, com 1.600 quilômetros de extensão implantados, da extinta NOB (Noroeste do Brasil). De acordo com o historiador  Rodrigo Fernandes, a cidade teve até agora, três grandes processos de desenvolvimento. O primeiro, com a chegada da ferrovia; o segundo, a construção da hidrelétrica de Jupiá, e o terceiro, com as indústrias de celulose.

Segundo Fernandes, Três Lagoas é peculiar, pois foi “projetada para existir”. Em decorrência da construção da ferrovia no município pela empresa Machado Mello, houve a necessidade de instalação de uma estrutura para dar suporte aos funcionários nas imediações onde seria a travessia no rio Paraná.

 Uma área de 12 quilômetros da barranca do rio, com três lagoas próximas uma da outra, foi a escolhida pelos engenheiros Justino Rangel de França e Antônio Molina de Queiroz. Ao engenheiro Oscar Teixeira Guimarães coube a missão de traçar uma planta da cidade.

A ferrovia gerou novos empregos em Três Lagoas, proporcionou um novo período de crescimento para a cidade, inclusive com a chegada de muitos imigrantes.

Veja reportagem sobre a história da ferrovia

Conheça a história da pecuária em Três Lagoas