VACINA BOA, É VACINA NO BRAÇO

Escolher tipo de vacina pode levar pessoa para final da fila em MS

Segundo secretário, municípios serão orientados para adotarem medida na próxima reunião

6 JUL 2021 • POR Giovanna Dauzacker • 14h58
Foto: Arquivo/JP

Conhecidas como “sommelier de vacinas”, as pessoas que escolhem qual imunizante tomar irão para o final da fila em Mato Grosso do Sul. A medida será discutida na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIP), realizada com secretários de saúde dos 79 municípios, sempre que chegam novas remessas.

Segundo o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, a intenção é orientar as cidades para que coloquem esses indivíduos ao fim da fila, após o término dos agrupamentos prioritários e por critérios de faixa etária.

“Caso haja vacina de sobra, aí eles poderão tomar. Vacina não pode ser como se fossemos em uma loja ou um restaurante escolher a roupa ou a comida que melhor nos agrade. Tem que ser aquela que está à disposição”, afirma.

Mato Grosso do Sul deve receber novas doses nos próximos dias, entre o fim desta semana e o início da próxima. No Estado, são aplicados quatro tipos de imunizantes, Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen. Todas elas, segundo o secretário, passem por um controle rigoroso e são eficazes. “Vacina boa é a que está disponível e aplicada no braço de cada cidadão do nosso Estado”, ressalta.