GEADAS

Nova frente fria preocupa produtores de safrinha em MS

Lavouras que já tiveram perdas no mês passado podem ser ainda mais castigadas

13 JUL 2021 • POR Rosana Siqueira • 10h00
Frio intenso trouxe geadas e perdas nas lavouras - Jan Breure

A previsão de queda nas temperaturas volta a preocupar s produtores de milho safrinha em Mato Grosso do Sul. Após regisrares prejuízos de 30% nas lavouras o temor é de perdas ainda maiores na safrinha que está nos campos.

A crise hídrica somada as chuvas de granizo e as geadas enfrentadas pelo Mato Grosso do Sul, gerou queda de um terço na produtividade esperada das lavouras de milho em Mato Grosso do Sul para a safra 2020/21.A expectativa que era inicialmente de colher 70 sacas por hectare já caiu para 52 sacas na últim geada. Agora com a nova queda na temperatura acende alerta no setor, já que os meteorologistas apontam outras geadas no Estado a partir da semana que vem. 
O maior problema é que poucos produtores fizeram seguro agrícla das safrinha e isso pode resultar em prejuízos significativos.

Depois de vários dias de tempo firme a previsão já indica mudanças no tempo na segunda quinzena de julho. Vários sistemas meteorológicos irão contribuir para a ocorrência de chuva sobre o país, que podem inclusive chegar a Mato Grosso do Sul. Mas o destaque vai para a grande frente fria que irá avançar pelo continente. 

A geada no estado de Mato Grosso do Sul que ocorreu entre os dias 27 de junho e 01 de julho. Após verificação da equipe do projeto Siga, estima-se que a área afetada no estado é de 604,4 mil hectares, o equivalente a 30% da área produtora do estado.