SAÚDE

MS decreta retorno de cirurgias eletivas

Procedimentos estavam suspensos e agora, conforme publicação, se tornaram viáveis

21 JUL 2021 • POR Giovanna Dauzacker • 09h45
Foto: Arquivo/JPNews

O Governo de Mato Grosso do Sul decretou, nesta quarta-feira (21), o retorno das cirurgias eletivas pelos hospitais da rede pública estadual e contratualizada, em razão da viabilidade dos procedimentos.

A publicação feita no diário oficial revoga a medida anterior, de 31 de março de 2021, a qual instituía restrições para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.

Com a autorização do retorno, a Secretaria Estadual de Saúde está elaborando resolução de como serão realizados esses procedimentos, assim como a data específica para a volta.

O número de internações em razão da Covid-19 teve queda de 38% em um mês no Estado, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Na última segunda-feira (19), haviam 633 pacientes hospitalizados, já em 19 de junho, eram 1.028.

Mesmo neste cenário, o Hospital Universitário de Mato Grosso do Sul afirma que a retomada dos procedimentos só deve ocorrer no próximo mês, caso o Estado não absorva a demanda de pacientes de urgência e emergência.

Segundo informações da assessoria, com a reabertura do Pronto Atendimento Médico (PAM), na primeira semana de julho, esses pacientes estão sobrecarregando as equipes médicas. No local reaberto, funcionavam os leitos de CTI Covid, que foram encerrados.