NOVO PROSSEGUIR

Maioria dos municípios de MS está em risco médio de transmissão da Covid-19

Estado também não tem nenhuma cidade na bandeira cinza de risco extremo para a doença

21 JUL 2021 • POR Giovanna Dauzacker • 12h05
Foto: Isabelly Melo

Mato Grosso do Sul apresentou melhora no quadro da pandemia, segundo os novos dados do Programa Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), que foram divulgados nesta quarta-feira (21). Mais da metade dos 79 municípios estão na cor laranja, que representa médio risco para a transmissão do coronavírus, são 41 ao todo.

Além disso, o Estado continua sem nenhuma cidade na bandeira cinza, de grau extremo. Campo Grande e mais 31 cidades estão na cor vermelha, em que a recomendação é para funcionamento apenas de atividades essenciais e não essenciais de baixo risco de contágio.

O Estado conta também com seis cidades em grau tolerável para a Covid-19, são elas: Douradina, Glória de Dourados, Jateí, Novo Horizonte do Sul, Rochedo e Taquarussu.

No comparativo com o quadro anterior do Prosseguir, apenas 13 cidades regrediram de bandeira, 31 progrediram e 35 permaneceram na mesma classificação.

Durante a transmissão ao vivo, em que os dados da pandemia foram divulgados, o secretário de Saúde, Geraldo Resende, enfatizou que ao longo da semana os 79 municípios serão reavaliados e excepcionalmente será feita uma nova atualização do Prosseguir em razão da volta as aulas na rede estadual de ensino a partir de 2 de agosto.

"Nós faremos a divulgação excepcional na próxima semana para que nós possamos, dentro daquilo que discutimos com o setor da educação, municiar as informações para o retorno das aulas”, explicou.

Criado há exatos 13 meses, o Programa tem como objetivo nortear as decisões dos prefeitos para a efetivação de ações no combate à propagação do vírus, com método baseado em dados, informações e indicadores.

 

Casos de Covid

Na atualização dos dados do Boletim Epidemiológico Covid-19 desta sexta-feira (21), foram notificados 886 novos casos e mais 25 óbitos por complicações da doença foram confirmados em Mato Grosso do Sul.

A média móvel de casos confirmados na última semana está em 626,9 novos casos diários. Já a média diária de mortes por Covid nos últimos 7 dias está em 23,3. 

A taxa de contágio também segue registrando índices na casa dos 0.80 nesta segunda quinzena de julho, com 0.84 nesta quarta-feira (21). Ainda assim, o secretário de saúde, Geraldo Resende alertou para a tendência de aumento, já que em 18 de julho houve registro de 0.82 na taxa de contágio. “Precisamos avançar ainda mais no processo de imunização no nosso Estado”.

A taxa de ocupação global de leitos por macrorregião é de 80% em Campo Grande, 50% em Dourados, 59% em Três Lagoas e 59% em Corumbá. Dos casos ativos de Covid no Estado, 617 são pacientes internados em leitos clínicos (279) ou de Unidade de Terapia Intensiva (338). (Com informações do Portal do MS)