Investigação

Paranaíba registra 11 focos de queimadas em um só dia

Suspeita é de que queimadas na área urbana tenham origem criminosa

24 JUL 2021 • POR Talita Matsushita • 16h00
33 mil litros de água foram utilizados - Divulgação

Somente na quarta-feira (20), 11 focos de queimadas foram registrados em Paranaíba, dez na área urbana e um na zona rural.  A suspeita é de que queimadas na área urbana tenham origem criminosa. Os atendimentos do Corpo de Bombeiros começaram por volta das 7h40 e finalizaram apenas às 20h. Foram necessários cerca de 33 mil litros de água para controlar o fogo que se espalhou em diversos bairros de Paranaíba.

O fogo consumiu parte da vegetação às margens do córrego Fazendinha, entre os bairros Daniel 5 e 2, região próxima a “ponte da Fipar”, espalhando fumaça densa por toda a cidade. Outro ponto foi na extensão da avenida Major Francisco Faustino Dias, onde as margens de outro córrego foram consumidas. 

Entre os locais com registro de queimada, está uma área próxima ao CAP (Clube Atlético Paranaibense).
Segundo o sargento Sandro Correa Pereira, do Corpo de Bombeiros, um ponto comum dos locais atingidos pelo fogo é que são áreas que receberam recentemente limpeza e restou podas de árvores, vegetação seca, e lixo doméstico.
“Acredito que passou a noite toda com a cidade tomada pela fumaça. Peço para a população  não colocar fogo em terreno baldio, porque pode perder o controle e tomar grandes proporções”, destaca.

O Corpo de Bombeiros também solicita para aqueles que acionarem a corporação, informem o nome, e endereço completo e, se possível, um documento de identificação para que se tenha dados ao registrar a ocorrência.

“Quando chegamos para atender a ocorrência, não encontramos ninguém no local, nem o solicitante; muitas vezes a pessoa não quer se identificar. Pode ficar tranquilo que vai ser resguardada a identidade, então não precisa ter medo. A gente precisa destes dados também”, pontuou. 

O militar destaca que com mais informações, é possível tentar identificar o responsável pela queimada e, por isso, não é preciso ter medo. “Você não está cometendo um crime”, finalizou.