Energia

Hidrelétrica será instalada no município de Inocência

Usina será instalada no rio Sucuriú, entre os municípios de Água Clara, Inocênc

31 JUL 2021 • POR Rosana Siqueira • 11h00
Usina será instalada no rio Sucuriú, entre os municípios de Água Clara, Inocência e Três Lagoas, com potência de 48 MW - Arquivo/JPNews

Mato Grosso do Sul terá um nova hidrelétrica em Inocência. A liberação de licença ambiental foi aprovada ontem em reunião virtual pelos  membros do CECA (Concelho Estadual de Controle Ambiental).

O processo de licenciamento foi relatado pelo superintendente de Meio Ambiente da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) Pedro Mendes Neto, que deu voto favorável e foi acompanhado por todos os demais membros do órgão.

A usina será instalada no rio Sucuriú, entre os municípios de Água Clara, Inocência e Três Lagoas, com potência de 48 MW. Foram juntados e analisados todos os estudos necessários para avaliar e mitigar os impactos ambientais do empreendimento, sobretudo o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente), e definidos outros, como os Programas de Monitoramento da Fauna Terrestre,  das Comunidades Aquáticas e da Mastofauna Semiaquática (lontras e ariranhas); de Destinação da Fauna Resgatada na área que será ocupada pelo lago da usina; de Reflorestamento, Manejo e Aproveitamento Científico, Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Recuperação de Áreas Degradadas.

Na mesma reunião foi sorteado outro processo, relativo à solicitação de Autorização Ambiental para Cadastro de Pesca Comercial, que será relatado pelo representante da Sehinfra (Secretaria de Infraestrutura) no Conselho, Pedro Celso.