Campanha

Vacinação contra raiva começa pela zona rural

População rural hoje é a prioridade por conta dos focos de raiva dos herbívoros

7 AGO 2021 • POR Alex Santos • 06h12
População rural hoje é a prioridade por conta dos focos de raiva dos herbívoros - Arquivo JPNews

Paranaíba antecipou a vacinação contra a raiva em 2021. A campanha que seria realizada no mês de setembro foi antecipada pela Vigilância em Saúde para agosto, devido focos de raiva registrados em animais herbívoros, ruminantes e equinos alcançados na zona rural de Paranaíba.

O município tem mais de 15 mil animais entre cães e gatos, conforme o setor responsável. A imunização é importante para evitar a propagação da doença que pode causar a morte de cães e gatos.

Segundo o médico veterinário da Vigilância em Saúde, Gilson Piva Filho, no ano passado, devido à pandemia o município registrou apenas 85% de cobertura vacinal. O ideal seria alcançar 95% de imunização. Atualmente, a meta para 2021 é vacinar 11.500 mil animais.  “Ano passado foi uma campanha satisfatória, por conta da pandemia nós não atingimos a quantidade suficiente que havíamos batido no ano retrasado. Esse ano a meta é vacinar 11,5 animais”, destacou.

O veterinário pede para os moradores da zona rural buscarem as doses na Vigilância. “A população rural hoje é a prioridade por conta dos focos de raiva dos herbívoros, como na região do Alto Santana, Coqueiros, entre outras. Então, Paranaíba hoje tá completamente dentro do perifoco dos focos de raiva da zona rural. Fazemos esse apelo para os proprietários rurais buscarem as doses para seus cães e gatos”, disse.