Agro

Com chuvas previstas somente para outubro, Tereza Cristina diz estar preocupada com irrigação de plantios no país

Ministra da Agricultura falou ao jornal da CBN sobre os impactos da estiagem e geadas nas plantações brasileiras; Consequências mais significativas são sentidas por produtores de café.

16 AGO 2021 • POR Loraine França • 14h30
Guilherme Martimon/Mapa

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,  Tereza Cristina (DEM-MS), disse nesta segunda-feira (16) que a pasta está olhando com cautela para os prejuízos enfrentados pelos produtores com a perda de produção por conta do recorde de frio e, agora, com a estiagem que toma conta do país. A entrevista foi ao ar no Jornal da CBN, aresentado pelos jornalistas Milton Jung e Nadédia Calado.

 

A crise hídrica que ocorre no país devido à falta de chuvas também foi destaque. Tereza Cristina disse que o Ministério da Agricultura conversa com outros órgãos responsáveis pelo monitoramento do tempo e clima.

 

Do total de área plantada no país, 7% depende de irrigação e, segundo a ministra, a questão é monitorada para que, caso não chova o suficiente para encher os reservatórios, estratégias sejam estabelecidas.

 

Com o frio que registrou recorde no país, produtores perderam 100% de suas plantações, fato que pode impactar no preço final de itens como o açucar. Tereza Cristina disse que financiamentos serão concedidos para dar apoio aos produtores. Para a ministra a preocupação maior é com o plantio de café, que será abaixo do esperado no próximo ano.