AGRONEGÓCIO

Fazenda de MS recebe primeiro certificado carne carbono neutro do país

Localizada em Santa Rita do Pardo, Santa Vergínia conta com 10 mil ha, sendo mil com integração

26 AGO 2021 • POR Giovanna Dauzacker • 14h30
Foto: Ilustração

A Fazenda Santa Vergínia, localizada em Santa Rita do Pardo, no interior de Mato Grosso do Sul, foi a primeira do país a receber o certificado carne carbono neutro. O protocolo de rastreabilidade foi desenvolvido pela Embrapa Gado de Corte e gerenciado pela Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do País (CNA).

O selo valoriza o mercado interno e aumenta a visibilidade da carne brasileira com potencial para ampliar as exportações do produto.

O carne carbono neutro trabalha com os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e lavoura-pecuária (LP) para neutralizar os gases de efeito estufa emitidos pelo processo produtivo da bovinocultura de corte.

Saiba mais:

 

Projeto analisa emissão de gases de eucaliptos

Mato Grosso do Sul segue na meta de se tornar carbono neutro em 2030. Para isso, a pesquisa é fundamental, como é o caso do projeto do qual faz parte o engenheiro agrônomo e doutor em genética e melhoramento, Paulo Eduardo Teodoro, que analista a quantidade de gás carbônico (CO2) no solo em uma área com seis diferentes espécies de eucalipto.

Confira: