PNAD

Estudo que mapeia covid vai analisar amostras de sangue de 4 mil campo-grandenses

Levantamento feito pelo IBGE abrange 274 cidades brasileiras; Campo Grande é a única do estado a participar da pesquisa.

31 AGO 2021 • POR Loraine França • 10h30
Foto: Divulgação

A Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), vai analisar amostras de sangue de 4,2 mil campo-grandenses em estudo que mapeia a covid-10 no país.

Intitulado Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 (PrevCov),  o estudo está na segunda fase e começou a coletar amostras de sangue da população para analisar a produção de anticorpos e quanto tempo eles permaneceram no organismo das pessoas.

Campo grande é a única cidade do estado a participar do estudo e profissionais da saúde vão visitar mais de 1,2 mil residências para coletar as amostras de sangue. As visitas ocorrem até o dia 30 de setembro.

Na primeira fase foram selecionadas as cidades e as pessoas que vão ter o sangue coletado.  A PrevCov já realizou o contato telefônico com participantes e, agora, segue para as visitas domiciliares.

O estudo é considerado um dos maiores do país na questão do mapeamento e a expectativa a de que ele forneça informações que apoiem a tomada de decisões para o combate da doença.

Depois de coletadas, as amostras serão enviadas para a Fiocruz, que vai analisar os resultados da produção de anticorpos de 211 mil pessoas em todo o país.

Os dados dos parcipantes não serão divulgados publicamente mas, cada um terá uma senha para conferir o próprio resultado.