CAMPO GRANDE

"Passaporte da vacina" será discutido em audiência na Câmara

Bancada do PT apresentou proposta, mas dois vereadores já se posicionaram contrários

27 SET 2021 • POR Ingrid Rocha • 07h00
"Passaporte da vacina" será discutido em audiência na Câmara - Foto: Isabelly Melo/CBN

A partir das 14h desta segunda-feira (27), uma audiência pública na Câmara dos Vereadores de Campo Grande vai discutir o “passaporte da vacina”. O debate vai contar com a participação de representantes da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Associação Brasileira de Bares e Restaures de Mato Grosso do Sul, Associação de Parceiros de Aplicativos de Transporte de Passageiros e Motoristas Autônomo de Mato Grosso do Sul e outras pessoas do setor de eventos.

A discussão sobre o tema já está presente na Casa de Leis há algumas semanas. A bancada do PT apresentou um projeto para implementar o passaporte em Campo Grande. A proposta é que somente pessoas imunizadas, com as duas doses da vacina ou vacina de dose única, poderiam frequentar locais com grande circulação de pessoas na capital, como eventos culturais e esportivos. Na justificativa, os vereadores Ayrton Araújo e Camila Jara, destacam que isso deve estimular as pessoas a se imunizarem e explica também que a imunização em massa tem se mostrado eficiente para conter infecções. Além disso, os parlamentares apontaram que outras localidades adotaram a medida, como os Estados Unidos, França, Israel e no Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Contrários

Dois vereadores já disseram ser contra a proposta, pois não acham correto obrigar as pessoas a se imunizarem. O vereador Tiago Vargas (PSD) apresentou há algumas semanas um projeto que proíbe a vacinação compulsória contra o novo coronavírus e garante a circulação de pessoas não vacinadas, além de não permitir sanções aos servidores e agentes públicos que se recusarem a receber o imunizante.

O vereador Dr. Sandro Benites (Patriota), disse ser totalmente a favor da vacinação, mas contra a obrigatoriedade.