ECONOMIA

Mais de 3,9 mil famílias serão beneficiadas com o programa Auxílio Gás

O benefício terá a duração de cinco anos e será pago a cada dois meses

6 DEZ 2021 • POR Redação • 11h47
O benefício terá a duração de cinco anos e será pago a cada dois meses - Arquivo/JPNews

O presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que regulamenta o programa "Auxílio Gás dos Brasileiros". O benefício deve ajudar a quase 4 mil famílias de baixa renda, em Três Lagoas.

O benefício terá a duração de cinco anos e será pago a cada dois meses no valor equivalente a 50% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 kg. O decreto não estabelece quando o benefício começa a ser pago. Em Três Lagoas, o benefício será estendido a 3 mil 943 famílias inscritas no cadastro único para programas sociais do Governo Federal.

O objetivo do programa é dar um alívio para a população mais pobre já que, desde o início do ano, o preço médio do gás de cozinha já subiu quase 30% e é um dos itens que mais tem pesado na inflação, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o valor médio do botijão de 13 kg em Três Lagoas está, hoje, em R$ 105.

Os beneficiários não precisarão comprovar que gastaram o benefício com a compra de gás. O pagamento será feito pela Caixa Econômica Federal ou por instituições contratadas por ela. O Ministério da Cidadania vai ser responsável por estabelecer o calendário de pagamentos e as regras para saque do benefício.

Assista a reportagem completa: