Reconhecimento

Adolescente de MS vence Mostra Nacional de Robótica e ganha bolsa científica

Estudante estava internado na UNEI Pantanal, em Corumbá, quando desenvolveu o projeto

17 DEZ 2021 • POR Rodolfo César, de Corumbá • 15h30
Nome do adolescente não foi divulgado por decisão da Justiça - Reprodução

Com 17 anos, um adolescente de Mato Grosso do Sul conseguiu superar competidores estudantes de outros estados e venceu Mostra Nacional de Robótica. O estudante da Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, extensão UNEI Pantanal, foi anunciado na lista de premiados neste dia 15 de dezembro. O jovem estava internado na UNEI Pantanal até o mês passado e conseguiu completar os estudos do ensino médio na unidade de internação.

Ele não está mais em Corumbá e retornou para sua cidade, que fica em Mato Grosso do Sul. Por questões judiciais, o nome dele não pode ser divulgado e sua identificação será dada apenas por L.

A apresentação dele foi feita diante de outros estudantes que estudam em escolas públicas, tanto estaduais como institutos federais. O projeto dele, denominado "Projeto robótica com adolescente em conflito com a lei/UNEI Pantanal", enfrentou alunos de estados como São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Ceará, Paraíba, Amazonas, além do Distrito Federal. L., 17 anos, fez demonstração de um robô que conseguiu ser desenvolvido apenas com materiais de reciclagem e objetos escolares.

As aulas que o estudante frequentou foram todas dentro da UNEI Pantanal, pois ele estava internado e não tinha autorização judicial para sair, e ocorreram pelo AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem). As aulas foram realizadas dentro da unidade com professores da Escola Estadual Carlos de Castro Brasil.

A Mostra Nacional de Robótica ainda premiou o estudante com bolsa de um ano, válida entre fevereiro de 2022 a janeiro de 2023, no valor de R$ 100 mensais. O financiamento é fornecido pelo CNPQ e os professores da escola de Corumbá fizeram contanto com o serviço de assistência social da cidade onde L. está morando com a família para que ele possa continuar seu projeto.

O estudante informou que deseja estudar engenharia elétrica na universidade. Acompanharam o jovem nesse projeto a equipe formada por professora de física, psicóloga, coordenadora pedagógica e diretora da unidade de ensino.

"Eu não sabia que tinha capacidade de desenvolver este projeto. Achava que não era capaz de montar algo. Quero muito dar continuidade. É uma oportunidade de um futuro melhor", assumiu L, 17 anos.

A Mostra Nacional de Robótica foi criada para atuar na ponte entre a competição/extensão e o ensino/pesquisa para o público do ensino fundamental, médio e técnico.