COMÉRCIO

No mês da Black Friday, vendas caíram 1,5% em MS

Estado teve a 7ª menor variação do país em novembro

15 JAN 2022 • POR Giovanna Dauzacker • 10h01
Estado teve a 7ª menor variação do país em novembro. - Foto: Isabelly Melo

As vendas do comércio varejista caíram 1,5% em Mato Grosso do Sul na passagem de outubro para novembro. A 7ª menor variação do país no mês, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada na última sexta-feira (14), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em outubro, o desempenho do segmento foi de alta de 1,7%. O baixo movimento da comercialização ocorreu mesmo com a Black Friday. “O que vimos foi uma Black Friday muito menos intensa, em termos de volume de vendas, do que a de 2020, quando esse período de promoções foi melhor, sobretudo para as maiores cadeias do varejo”, explica o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

“Isso se deve, em parte, pela inflação, mas também por uma mudança no perfil de consumo, já que algumas compras foram realizadas em outubro ou até mesmo no primeiro semestre, quando houve maior disponibilidade de crédito e o fenômeno dos descontos. Isso adiantou de certa forma a Black Friday para algumas cadeias”.

Frente a novembro de 2020, o segmento teve leve alta de 0,2%. No acumulado do ano, foi de 5,8%.

No comércio varejista ampliado, que inclui atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas teve avanço de 0,4% em novembro. Frente ao mesmo mês do ano passado, a alta foi de 4,9%.

No Brasil, o volume das vendas cresceu 0,6%, depois de registrar 0,2% em outubro. Das sete atividades pesquisadas, oito tiveram queda na comercialização, entre elas, móveis e eletrodomésticos, de -21,5%, e combustíveis e lubrificantes, de -7,1%.